slades1.pngslades2.pngslides3.jpgslides4.jpgslides5.jpgslides6.jpg

Professor de Matemática

      Atualmente o ensino de matemática vem passando por uma crise. A forma tradicional de se ensinar matemática vem sendo muito questionada e até sofrendo fortes críticas. Com a grande evolução tecnológica algumas questões são levantadas:

 

  • O aluno ainda precisa aprender a fazer cálculos manuais, decorar tabuada, fórmulas e regras?
  • O professor deve manter a forma tradicional de ensinar?
  • O que um estudante precisa aprender, em matemática, atualmente?
  • O currículo dos colégios e das universidades condiz com a verdadeira realidade do ensino atual?

      Estes, e muito outros questionamentos, estão sendo feitos por muitos professores, pesquisadores, educadores e estudantes. Mas a crise vai ainda mais longe. Com baixos salários, falta de perspectivas, planos de carreira eprogramas efetivos de qualificação de professores, vêm desmotivando a maioria dos jovens e fazendo com que um número pequeno de pessoas sigam a carreira docente, principalmente na área de Matemática. Isso já vem sendo alertado pela mídia, como pode ser visto pela revista carta capital, com o artigo, disponível em: (http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/quem-quer-ser-professor/). 

      Apesar de tudo isso, acredito que iniciativas individuais, devem ser tomadas por aqueles que ainda acreditam na melhoria do ensino. Por esse motivo, estou aqui! dedicando um pouco do meu tempo, à aqueles que ainda acreditam na Educação.

                              Prof. Nilton Cezar Ferreira.             

Voltar